terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em processo

Atividade 1.1.

Quem sou como professor e aprendiz?

                                                             Em processo

       Como professor eu sou aprendiz, um professor em processo. Sê-lo é condição para um bom desempenho em qualquer profissão. E, como parte deste processo de ser aprendiz, eu questiono tudo e todos, inclusive a minha prática. E a resposta a esse questionamento me deixa insatisfeita, me angustia e me inquieta. E isso é muito bom! Não é? Acredito que sim, pois a insatisfação me projeta, me lança em busca de formação/solução -, até o momento muito solitária... Some-se a essa inquietação, pré-multimídia - afinal, são vinte e três anos de prática -, o avanço tecnológico (F A N T A S T I C O) que nos abre um leque... leque? ... atualizando: “janelas” inumeráveis.   Quais “janelas”  acessar para alcançar meus parceiros, os alunos?
     Mudanças constantes, por vezes imperceptíveis, pois gradativas, ocorrem a cada contato com o aluno, com os colegas, os mestres. Sua consolidação exige reflexão, ponderação, alunos não são cobaias. Anseio por mudanças, mas sou cautelosa com elas... Dá para entender? “Navegar” é preciso, mais este “mar” oferece um grande desafio. Sugerir roteiros de viagem que permitam ao aluno uma boa navegação. Transposição didática! Não é esse o desafio?
      Definindo-me: sou um paradoxo cercado por pontos de interrogação.
                                                                                           Rosilda Pereira da Silva

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