terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reconfigurando

Atividade 1.3.
 
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?    

                                                                   Reconfigurando

          É indiscutível  o quão as novas tecnologias são impactantes no cotidiano. Elas são onipresentes na vida dos nossos alunos e dentro da sala de aula via celular. No processo  de ensino-aprendizagem, onde sua utilização trará uma efetiva contribuição,  elas não podem ser ignoradas, seria insano.
          As TICs devem ser vistas como ferramentas alternativas que certamente auxiliarão no processo de aprendizagem. Mas não irão, por si só, promover o processo. Se o conteúdo a ser ministrado não for pensado, planejado pelo professor, teremos uma aula inadequada – com ou sem tecnologia. Mais do que mudança de ferramenta o que necessitamos é de uma mudança prática na concepção de aprendizagem em nossa escola.
         Não entendam essa colocação como uma resistência a essas tecnologias, pois percebo a necessidade de nos apropriarmos  dessas ferramentas  para não fazermos mau uso delas. Pior do que não usá-las é usá-las mal, apenas como um passatempo, para tornar a aula “divertida”, sem um real propósito.
          Urge, portanto, a presença de políticas de formação continuada do professor, escassas, que visem não apenas a apropriação do manejo dessas tecnologias, mas de que forma podemos aliá-las a procedimentos metodológicos  para  a efetivação  do processo de ensino-apredizagem.
          Não é só a prática do professor que precisa ser “reconfigurada”.

                                                                                              Rosilda  Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário